Nunca o cinema brasileiro cresceu tanto como nos últimos anos. São tantos filmes, e sem a apelação de sexo que era a marca registrada dos filmes brasileiros (a "rainha" Maria da Graça que o diga...). As pessoas estão começando a ir aos cinemas, se interessam em prestigiar, e graças ao Daniel Filho, cara competentíssimo, que está à frente da Globo Filmes; aliás, a decadência da programação da Tv Globo creio que se deve em parte à saída dele da emissora.
Pois bem, o Daniel é competente e tal, mas, na minha opinião, ainda são poucos os filmes brasileiros de qualidade. Pelo que me vem à cabeça agora, posso citar:
- "Cazuza" – bem, sou até suspeita, pois eu era fã dele, mas a atuação do Daniel de Oliveira não me deixa mentir. Ô garoto talentoso, parece até que incorporou o Cazuza, é de arrepiar a semelhança tanto física quanto nos gestos.
- "2 Filhos de Francisco" – já sei, muita gente que não gosta da dupla vai me vaiar, mas o filme é excelente, de qualidade mesmo e com uma história que emociona.
- "Olga" – um bom drama, uma boa história.
- "Lisbela e o Prisioneiro" – Selton Mello é tudo de bom e talentoso que há.
Deve haver outros bons também, claro. Agora mesmo vi anunciar na tv "Redentor", que eu não assisti mas parece bom, pois tem Miguel Falabella no elenco, entre outros bons atores. Mas e os demais? Os demais nem me animo a assistir.
Mas por que? Bem, geralmente os dramas brasileiros são bons, mas as comédias... Primeiro, são comédias vazias, sem conteúdo. E para você ter uma boa comédia deve ter um super elenco, porque, na verdade, o que conta mais que a estória é o elenco, pois é ele que vai empolgar ou acabar com a obra. Esse é o caso de "Lisbela e o Prisioneiro" que, apesar da história ser fraquinha, o elenco, que é de primeira, faz dele um ótimo filme.
Pois bem, mas é no elenco que o cinema brasileiro se dá mal. Nesse corporativismo Global, se nos empolgarmos para ir ao cinema prestigiar um filme brasileiro, veremos as mesmas caras que vemos todo dia na Globo, entra novela e sai novela. As mesmas chatonildas e os mesmos chatonildos (há exceções, como as que citei acima) querem encher nossa paciência até no cinema, que temos que pagar! Aí não dá, né? Se querem usar o elenco da Globo, escolham pelo menos os talentosos, como Antônio Calloni, por exemplo, que com certeza abrilhantaria qualquer obra.
Nos USA, a maioria dos atores de cinema não faz tv, nem gosta. Creio que o sucesso dos filmes já começa daí. Como eu disse, você vai querer sair de casa para ver gente que não agüenta mais ver na tv?
Nossa, gente, tem tanto ator bom desempregado, que sumiu da tv. Por que não escalar essa gente? Será que eles não aceitariam esse novo desafio? Olha, é muita gente boa que anda sumida.
Não é à toa que os filmes fracassam nas bilheterias. Se o Daniel Filho esquecesse esse elenco de parentes de diretor e cabecinhas ocas da Globo (que se importam mais em fazer publicidade de suas vidas do que usar a profissão de ator para produzir bons trabalhos) e fosse buscar os verdadeiros talentos para fazer seus filmes, creio que teria muito mais qualidade. Quem sabe aí esteja a garantia do seu sucesso?
Pois bem, o Daniel é competente e tal, mas, na minha opinião, ainda são poucos os filmes brasileiros de qualidade. Pelo que me vem à cabeça agora, posso citar:
- "Cazuza" – bem, sou até suspeita, pois eu era fã dele, mas a atuação do Daniel de Oliveira não me deixa mentir. Ô garoto talentoso, parece até que incorporou o Cazuza, é de arrepiar a semelhança tanto física quanto nos gestos.
- "2 Filhos de Francisco" – já sei, muita gente que não gosta da dupla vai me vaiar, mas o filme é excelente, de qualidade mesmo e com uma história que emociona.
- "Olga" – um bom drama, uma boa história.
- "Lisbela e o Prisioneiro" – Selton Mello é tudo de bom e talentoso que há.
Deve haver outros bons também, claro. Agora mesmo vi anunciar na tv "Redentor", que eu não assisti mas parece bom, pois tem Miguel Falabella no elenco, entre outros bons atores. Mas e os demais? Os demais nem me animo a assistir.
Mas por que? Bem, geralmente os dramas brasileiros são bons, mas as comédias... Primeiro, são comédias vazias, sem conteúdo. E para você ter uma boa comédia deve ter um super elenco, porque, na verdade, o que conta mais que a estória é o elenco, pois é ele que vai empolgar ou acabar com a obra. Esse é o caso de "Lisbela e o Prisioneiro" que, apesar da história ser fraquinha, o elenco, que é de primeira, faz dele um ótimo filme.
Pois bem, mas é no elenco que o cinema brasileiro se dá mal. Nesse corporativismo Global, se nos empolgarmos para ir ao cinema prestigiar um filme brasileiro, veremos as mesmas caras que vemos todo dia na Globo, entra novela e sai novela. As mesmas chatonildas e os mesmos chatonildos (há exceções, como as que citei acima) querem encher nossa paciência até no cinema, que temos que pagar! Aí não dá, né? Se querem usar o elenco da Globo, escolham pelo menos os talentosos, como Antônio Calloni, por exemplo, que com certeza abrilhantaria qualquer obra.
Nos USA, a maioria dos atores de cinema não faz tv, nem gosta. Creio que o sucesso dos filmes já começa daí. Como eu disse, você vai querer sair de casa para ver gente que não agüenta mais ver na tv?
Nossa, gente, tem tanto ator bom desempregado, que sumiu da tv. Por que não escalar essa gente? Será que eles não aceitariam esse novo desafio? Olha, é muita gente boa que anda sumida.
Não é à toa que os filmes fracassam nas bilheterias. Se o Daniel Filho esquecesse esse elenco de parentes de diretor e cabecinhas ocas da Globo (que se importam mais em fazer publicidade de suas vidas do que usar a profissão de ator para produzir bons trabalhos) e fosse buscar os verdadeiros talentos para fazer seus filmes, creio que teria muito mais qualidade. Quem sabe aí esteja a garantia do seu sucesso?
|