Como vencedores da etapa anterior, Oswald e Danny foram os primeiros a partir no episódio de hoje para uma montanha de neve. Como perdi o início desse episódio, não sei que lugar era, só sei que era na Argentina, já que o pit stop do episodio passado foi lá.Usando um localizador, eles deveriam procurar a PISTA, que estava enterrada na neve.
A PISTA encontrada no gelo dizia que eles deveriam voar até a África, mais precisamente até a cidade de Maputo, em Moçambique. Que beleza! Viajar da America do Sul ate a África, da neve ao calor. Que contraste, não?
Bem, todos os times pegaram o mesmo vôo, o que tirou a vantagem dos que partiram primeiro e localizaram suas pistas mais rapidamente na neve. Charla e Mirna, que sempre terminam em penúltimo lugar e chegam perto da eliminação, foram beneficiadas por essa partida de todas as duplas no mesmo vôo.
Chegando a Maputo, as duplas deveriam seguir de carro até um campo de treinamento, que só abriria na manhã seguinte, o que deixou todas as duplas, mais uma vez, em igualdade.
O campo de treinamento era uma mina desativada. Lá havia ratos treinados para
localizar campos minados. O desafio era um BLOQUEIO: Usando esses ratos, uma pessoa de cada dupla deveria descobrir a localização de uma bandeirinha do Amazing Race enterrada no campo. Quando a pessoa percebesse que o rato estava farejando algo, deveria chamar um técnico, que iria até o local com um detector que sinalizaria se a bandeirinha estivesse enterrada lá. Eles deveriam apresentar a bandeirinha para receber a próxima PISTA.
PISTA – As duplas deveriam voltar de carro até Maputo e encontrar a Praça dos Trabalhadores. Chegando à Praça dos Trabalhadores, a PISTA era um DESVIO:
- PAPARICAR – As duplas deveriam seguir até o Mercado Central de Maputo. Com um kit de esmalte, eles deveriam vender seus serviços de manicure até conseguir uma certa quantia em dinheiro.
- CARREGAR – As duplas deveriam ir até um outro mercado. Chegando lá, deveriam encher 30 (é isso mesmo?) sacos grandes de carvão e, quando cheios, as duplas deveriam costurar os sacos e carregá-los até um endereço especifico.
Esse Desvio foi o que definiu a ordem de chegada ao Pit Stop. As duplas que escolheram Paparicar se deram bem, pois a tarefa era bem mais simples e muito mais rápida, enquanto Carregar era um serviço pesado, sujo (eca!), cansativo e que demorava bem mais.
Foi aí que Charla e Mirna se deram bem. Elas foram as primeiras a terminar o desvio e receberam a PISTA, que indicava que elas deveriam seguir até o PIT STOP. Elas chegaram com folga em primeiro lugar nessa etapa do Amazing Race, fato inédito pra elas.
O mais engraçado foi ver as sem noção declararem em entrevista que eram uma dupla forte! Hahahaha! Elas só deram sorte de pegar o desvio mais rápido. Aliás, nem foi sorte: elas, com certeza, escolheram esse desvio porque era o único que Charla poderia fazer, já que, sendo uma anã, seria impossível pra ela trabalhar enchendo sacos de carvão que, por um acaso, eram do tamanho dela mesma.
Teri e Ian, sim, deram a maior sorte! Eles estavam entre os últimos e decidiram fazer o Carregar. O motorista os levou ao Mercado Central em vez do mercado onde tinha o carvão e, para não perder mais tempo – e muito contrariados – eles decidiram fazer o Paparicar. Foi a sorte deles, pois a dupla conseguiu chegar em 3º lugar por causa desse erro. Se tivessem feito o Carregar, certamente teriam chegado em último lugar.
Dustin e Kandice também escolheram Paparicar. Elas terminaram essa etapa em 2º lugar.
As demais duplas se mataram enchendo os sacos de carvão e os carregando nas costas até o endereço onde deveriam entregar um dos sacos.
Uchenna e Joyce não deram sorte. Eles demoraram muito para executar a tarefa e Uchenna ainda se perdeu ao tentar encontrar o endereço de entrega do saco de carvão. Isso lhes custou muito, pois eles foram os últimos a chegar ao Pit Stop.
Se foram eliminados? Não! Esse era um trecho não-eliminatório. Mas o próximo trecho não vai ser moleza pra eles: além de serem os últimos a saírem na competição, eles ainda enfrentarão uma penalidade de 30 minutos assim que chegarem ao pit stop. 30 minutos é muito tempo e Uchenna e Joyce terão de contar com muita sorte e com erros das outras duplas também.
Eu acredito que no próximo episódio terá um Avanço (fast-forward), já que geralmente a produção coloca um Avanço depois de um trecho não-eliminatório pra dar uma chance à dupla perdedora. Uchenna e Joyce não podem vacilar e devem correr pro Avanço se tiverem essa chance.
CLASSIFICAÇÃO NO EPISÓDIO 5:













|