terça-feira, 10 de junho de 2008

O APRENDIZ 5: EPISÓDIO 11



Impressionante! Esse episódio vai ficar para a história do Aprendiz, exatamente como o inesquecível episodio do Peter Collins demitindo o Justus da vida dele! hahahahaha!

Hoje vimos o “Peter Collins de saias” pagar o maior mico e perder a chance de ganhar 2 milhões de reais e uma sociedade com o Justus por 2 motivos imbecis: 1. Frustração por não ter conseguido derrubar o Henrique, já que ela demonstrou na sala que a questão com ele era totalmente pessoal e 2. Amizade por alguém que ela mal conhecia e que, por acaso, também competia com ela. Se bem que esse motivo não era tão forte quanto a raiva pelo Henrique...

Sim, eu torcia pela Sandra e a considerava inteligente, o que ela provou que não é com essa atitude louca que teve.

LÍDERES:

- MASTERS – Maura.
- FOCCOS – Clodoaldo.


A TAREFA

Cada equipe deveria administrar um restaurante japonês. Eles seriam responsáveis pela contratação e treinamento de pessoal, assim como a administração do espaço por uma noite. O lucro seria comparado com o obtido pelo restaurante em outra época similar.

Pois bem, eu vi toda a incompetência da Maura nesse episódio. Quando ela decidiu não ter trabalho e terceirizar a contratação de pessoal, que era função do líder, era óbvio concluir que não daria certo. Ora, uma pessoa que nem a conhecia ia se preocupar em executar bem a tarefa tanto quanto ela, que tinha interesse em vencer?
Bem, aparentemente a preguiça da Maura foi maior que sua vontade de vencer, pois se fosse eu, jamais terceirizaria um trabalho pelo qual eu seria julgada e do qual dependeria o meu futuro.

Além de terceirizar a contratação de pessoal, Maura também quis se livrar do trabalho de treinar o pessoal, jogando a responsabilidade pro Henrique, pra depois ter argumentos para falar de sua grosseria na sala de reuniões. Não parece óbvio?
Mas afinal, o que a preguiçosa Maura fez nessa tarefa? Foi apenas uma trabalhadora braçal, limitando-se a ficar “escondida” no caixa, o que foi bem sacado pelo Walter Longo.

Enquanto Maura fazia corpo mole na Masters, na Foccos Clodoaldo arregaçou as mangas e trabalhou com vontade. Era visível a garra dele. E muito inteligentemente, ele alertou logo os colegas que se empenhassem para trabalhar bem e vencer a tarefa, pois se alguém se negasse a fazer o trabalho bem feito alegando que não concordava com algum ponto só para ter argumentos para ferrá-lo na sala de reuniões, Clodoaldo não iria aturar e estaria atento para entregar as intenções do suposto preguiçoso na sala.


OS RESULTADOS

Como todos já sabem, a FOCCOS venceu de lavada. Foi super elogiada tanto pelos clientes do restaurante quanto pelos avaliadores da tarefa. Foi tudo um mar de rosas para eles...rs.

- RECOMPENSA – Eles foram passear em Portugal, enquanto as meninas da Masters surtavam no Hilton, maquinando uma forma de trucidar o Henrique na sala de reuniões.

A SALA DE REUNIÕES

A questão das mulheres contra o Henrique deixou de ser profissional e virou pessoal faz tempo. Esse fato só prejudicou as duas, que não notaram, cegas pela raiva, que passaram dos limites, o que foi percebido claramente por Justus, Walter e todos nós que assistimos o programa.

Os argumentos que elas usavam eram totalmente furados, não se sustentavam. Fiquei morrendo de raiva da Maura pela cara de ódio que ela fazia e pela forma com que demonstrava que derrotar e ver Henrique demitido era mais importante pra ela do que vencer ou perder.

Cada vez admiro mais o Henrique! Gosto de ver a classe, a calma e a segurança com que ele se defende na sala de reuniões, enquanto vê seus concorrentes bufarem de ódio e se descontrolarem na frente do Justus. Adoro aquele sorrisinho de canto de boca que ele dá, demonstrando um certo prazer de ver os “inimigos” se ferrarem com seus próprios argumentos. Hahahahahhahaha!
Só lamentei o Henrique ter esquecido de mencionar que a Maura foi super incompetente na única função que desempenhou na tarefa: caixa do restaurante. Ela errou em várias contas, irritando os clientes.

A VIRADA

Maura e Sandra estavam tão determinadas a ver Henrique eliminado e pareciam tão certas que isso seria fácil de acontecer, que caíram em contradição várias vezes, ajudando Justus a mantê-lo, como, por exemplo, quando admitiram que ele tratou os clientes super bem e é competente, já que elas optaram por ele em vez do Hugo para a compor a Masters com elas.

Tanto estavam certas da eliminação dele que, ao ouvir que a Maura – e não o Henrique – estava demitida, Sandra surtou de vez e falou antes de pensar. Segue aí parte do diálogo entre Sandra e Justus:

- Sandra: “A Maura??? Roberto, você me desculpe, mas se você vai ficar com o Henrique pela maluquice dele, eu vou junto com a Maura. Se é esse tipo de sócio que você quer, então... Se o perfil que você quer é o perfil de um cara que passa por cima de todo mundo, que acha que todos os iguais são inferiores...”.

- Justus: “Olha, eu teria feito com aquele fornecedor exatamente o que ele fez. TALVEZ não tivesse usado a palavra de baixo calão que ele usou, mas a atitude que ele tomou, eu teria tomado e vocês não teriam tomado. E vocês estão erradas”.

- Sandra: “Então eu tô errada, então eu também vou embora”.

- Justus: “Então você está decepcionada comigo, não quer mais trabalhar comigo? Então vai embora! Eu não posso aceitar que uma participante do Aprendiz questione tão ofensiva e abertamente a minha decisão. Você também está demitida!”.

Hahahahhahahahaha!
Só aí a Sandra caiu em si e percebeu a tremenda burrada que fez e chorou, mas... Já era tarde! Ela já estava demitida.
Acredito que ainda deve ter rolado alguma baixaria antes dela se retirar da sala. Vocês notaram que ela não foi mostrada saindo da sala? Só foi ao ar a cena da Maura saindo da sala depois de ser demitida, encontrando a Sandra já lá fora e as duas se abraçando. Olha, a coisa deve ter sido feia, bem pior que a situação do Peter Collins, pra eles terem decidido não levar ao ar, abrindo mão do ibope que a cena daria.

O que passou pela cabeça da Sandra? Que o Justus voltaria atrás, pediria desculpas da Maura e dela, e chutaria o Henrique pra fora de sala?
Hahahahhahaha! Hilário! Alem de patético, claro!

A Sandra foi muito burra, pois pensou que, com a Maura já tendo sido demitida, não haveria mais possibilidade do Justus demiti-la também, afinal o próprio Justus, antes de declarar quem ele demitiria, disse: “Eu preciso decidir entre vocês 3 e eu vou resumir essa situação. Eu vou tirar a Sandra dessa história e decidir entre a Maura e o Henrique”. Quer dizer, ele declarou que a Sandra não seria demitida. Mas claro, se tivesse ficado calada! Portanto, na cabeça da Sandra, ela estava segura.

Ah, bobinha... não entendo como esse povo se inscreve pro Aprendiz sem nunca ter assistido antes – percebe-se que ela nunca assistiu – pois tanto o Justus quanto o Trump já demitiram mais de um candidato em uma sala de reuniões. Isso sem contar que o Justus estava no lucro, poderia demitir duas pessoas sem problemas, já que em um dos episódios ninguém foi demitido.

VALE A PENA DESTACAR

"É, o Henrique safou-se muito bem diante das críticas: com boa retórica, com inteligência, argumentativo, centrado e assimilando as pancadas. Confesso que ele me fez mudar de opinião sobre sua possível demissão, pois, ao entrar na sala, ele já estava sumariamente demitido da minha vida. Ele é bom! Eu também seria ríspido com os "contratados" que o deixaram na mão. Seria bem incisivo, rodaria a baiana que há em mim. Palavra é tudo. Tem que honrar, solucionar, dar alternativa viável, ou arcar com as conseqüências.

As meninas, me parece, entraram na sala, determinadas a fazer do Henrique o "suposto" demitido. Foi um complô babaca, "odioso", fundamentado muitas vezes no achismo individual e na guerrinha fria entre os sexos. A visão do todo não foi colocada em prática, o trabalho em equipe foi anulado. Houve show de egos e de empura-empurra de responsabilidades, onde o cara até aceitou os erros, mas apontou, sutilmente, os erros alheios. Fato é que, ele fez da "perseguição" delas a sua salvação. Foi divertido ver.

O problema da Sandra é que ela não aceita ser contrariada, não releva antagonismo de idéias, tem que prevalecer o que ela pensa. Ela estava se achando a própria sócia - e majoritária, o que é pior. Incrível, mas ela questionou a decisão do chefe na caradura. Foi constrangedor até. Questionar faz parte do trabalho. Eu também já fiz isso: questionei decisões alheias. Mas, peraí, da forma arrogante e pretensiosa que aconteceu, foi demais. Ainda mais que não ficou restrito à sala apenas, ou a uma conversa a dois - entre ela e o dono do programa. Todos vimos. Ela foi antiética, passional ao extremo, vingativa, prepotente. Faltou-lhe visão, profissionalismo, humildade, ou, poderia até colocar o seu ponto de vista, porém, de forma respeitosa, aceitável. Já que questionara o "desrespeito" do Henrique minutos antes, que desse exemplo. Pô, era um momento para engolir "um sapo", ela resolve despejar uma saparia em cima do chefe?!

Bem, um lado meu gostou de ver a face nervosinha do patrão - que não titubeou e fez o certo: demitiu a candidata -, pois, estou pra sorrir também das saias justas que o reality show impõe. A princípio ri muito da situação. Contudo, pelo lado sério e o objetivo do programa, foi uma estupidez! Ela esqueceu o significado de "hierarquia" e compensou com indisciplina. Lamentável! Perdeu pra ela mesma.

Enfim... só assisti a "sala de reuniões". Não vi a performance das equipes nas tarefas. Então, vou mais ler que dar pitacos.
Boa noite a todos!"
Justos.


AS EQUIPES
MASTERS

FOCCOS


VÍDEO DA DEMISSÃO

Blog Widget by LinkWithin