sexta-feira, 9 de novembro de 2007

T.G.I.F.: UM CRIME PERFEITO

Um Crime Perfeito (The Perfect Murder, 1998) é uma adaptação de Disque "M" para Matar, de Hitchcock.
Não, não é um remake. Pelo menos não na minha opinião.
Sabe aqueles remakes que os diretores, quando muito, mudam duas frases e seguem à risca o script do filme original? Pois é, não é o caso desse filme.

O filme foi totalmente e inteligentemente adaptado à nossa época atual, havendo muitas mudanças no script. Você pode assistir os 2 filmes como duas obras diferentes a partir da mesma idéia.

Ok, mas se é tão diferente, como ele pode ser chamado de nova versão da obra de Hitchcock? Ora, pela idéia principal do crime, com a confusão das chaves, o telefonema e etc.

Em Um Crime Perfeito, Gwyneth Paltrow vive uma riquíssima herdeira de centenas de milhões de dólares casada com um homem também rico - Michael Douglas -, mas não tanto quanto ela e que anda fazendo burradas nos negócios e perdendo muito dinheiro.

Cansada de seu casamento, ela tem um caso com um jovem pintor – Viggo Mortensen – por quem ela está apaixonada, pensando inclusive em pedir o divórcio.
O marido, tendo descoberto o caso de sua mulher e prevendo que ela o abandonaria, aliado ao fato dele ser herdeiro dela em caso de morte, resolve agir.
Pesquisando a vida do amante, descobre que ele não tem um passado limpo e resolve confrontá-lo e chantageá-lo, dando-lhe duas opções: ou o amante mata a mulher, seguindo um plano perfeitamente elaborado por ele e sendo bem pago por isso ou ele conta pra mulher sobre o "curriculum" do amante.
Vendo-se sem opção, o amante aceita executar o crime.

O marido acredita que elaborou o crime perfeito, em que ele até liga pra mulher na hora pra fazer parecer que ela surpreendeu o assassino.
Mas será que o plano é realmente perfeito e executado à risca?

No DVD, há um final alternativo. Na verdade, é o mesmo final, só que filmado na cozinha, onde ocorre o crime e, por isso, mais emocionante que o final convencional. Eu gostei mais do alternativo.

Bem, eu como fã de suspense policial não podia deixar de ter esse filme na minha lista de 5 estrelas.
É uma boa dica pra quem é fã do gênero.

x

Blog Widget by LinkWithin