sexta-feira, 30 de novembro de 2007

T.G.I.F.: MUNIQUE

Munique (Munich, 2005) é um filme de Spielberg. Eu já disse aqui que detesto os dramas de Spielberg, que ele é bom mesmo nos filmes de aventura.
Mas em Munique ele fez um excelente trabalho. E por que? Porque ele não usou aquela poesia, aquela apelação piegas de excesso de câmera lenta e outros recursos pra dramatizar ainda mais a estória do filme.
Portanto, Munique é um filme objetivo, sem aquele nhenhenhém que o Spielberg adora colocar nos seus chatos dramas.

Bem, na verdade, são bem poucos os dramas que eu gosto.
Eu gosto de Munique porque penso nele não como um drama e sim em um filme político, policial; me recuso a vê-lo como drama. E isso é possível.

Munique conta a história da vingança arquitetada depois do massacre aos atletas israelenses nas Olimpíadas de Munique em 1972.
Conhecem a história?
Um grupo de terroristas palestinos, membros do grupo Setembro Negro, invade a vila olímpica e faz 11 membros da equipe israelense de reféns. Eles fazem uma lista de exigências para libertar os reféns, mas a verdade é que os 11 atletas acabam todos assassinados pelos terroristas.

O governo de Israel decide vingar as mortes no melhor estilo "olho por olho".
A missão secreta é elaborada pela primeira-ministra de Israel Golda Meir que, junto com outros membros do governo, faz uma lista de 11 palestinos que eles consideram responsáveis pelo atentado em Munique e decidem acabar com as vidas dessas pessoas para vingar as mortes de seus 11 atletas.

Eric Bana vive um dos 5 membros do Mossad escalados pelo governo para assassinar esses 11 palestinos. Ele é Avner, o líder da missão.
Os demais membros têm funções especificas na equipe:
- Carl – responsável por alterar o local do crime depois dos assassinatos para dar pistas falsas à policia, para evitar que eles sejam descobertos.
- Hans – responsável por falsificar documentos para que a equipe atravesse as fronteiras sem deixar rastros.
- Steve – é o motorista, a pessoa que facilita a fuga depois da missão.
Robert – responsável por montar as bombas.

O filme retrata a vingança, os conflitos, os medos dessas 5 pessoas durante a missão.
Eu gostei bastante desse filme. Apesar de não ser piegas, ele mostra o lado humano dos personagens, o que permite que não fiquemos tão chocados com a violência.

CURIOSIDADES:

- Spielberg estava trabalhando no projeto do filme quando foi assistir Hulk com os filhos. Foi aí que ele decidiu ter Eric Bana como o protagonista. Ele viu força, calor e até medo nos olhos de Bana e achou a escolha perfeita, já que ele queria humanizar os personagens de Munique, não os queria como assassinos frios.

- O roteiro foi baseado no livro Vengeance (Vingança) de George Jonas.

- Munique teve 5 indicações ao Oscar: melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor trilha sonora.

x

Blog Widget by LinkWithin