domingo, 11 de maio de 2008

DVD: O AMANTE

O Amante (L’Amant – The Lover, 1992), uma produção francesa e inglesa, é um drama erótico. Não, não é um filme de sexo explicito, mas tem cenas bem picantes e extremamente sensuais.

Jane March faz o papel de uma adolescente francesa de 15 anos cuja família, que empobreceu após a morte do pai, vive em uma cidadezinha próxima a Saigon. Ela estuda em Saigon, onde se hospeda numa pensão para meninas, e visita a família nas férias e feriados.

Numa dessas viagens de volta de um feriado para Saigon, numa barca atravessando o rio Mekong, ela encanta um rico e charmoso chinês de 32 anos, que se aproxima para conversar e lhe oferece carona até a pensão. Bem, o erotismo já começa aí. Durante a viagem de carro, ele a masturba.

Ele fica imediatamente louco por ela, mas a história deles se passa em 1929 e há preconceitos que não permitem que eles assumam o amor. Ela, como uma garota branca, não pode se envolver com um chinês ou mesmo nativo de Saigon. Ele, como um chinês rico, deve se casar com uma moça também chinesa e rica.

Por isso, ele decide então tê-la como amante. Ele a procura e a leva até uma casa montada por seu pai para ele levar suas amantes. Quanto machismo, hein? Poupe-me!

Essa cena é extremamente sensual. Ela é uma garota virgem e ele já está apaixonado por ela, tem medo de fazer amor com ela por ela ser muito novinha. Ele diz que tem medo de amá-la. Mas ela, que tem a fantasia de ser uma prostituta, diz que prefere que ele não a ame e faça com ela como ele costuma fazer com outras mulheres. Ela mesma toma a iniciativa de despi-lo, estimulando-o a amá-la. Depois de se amarem, ele dá banho nela.

A partir daí, ela passa a ser marginalizada pela sociedade e sofre preconceitos principalmente na escola, onde ninguém se aproxima dela por ser considerada prostituta.

Ela finge ser indiferente a ele, mas o ama e não quer admitir, por ser uma pessoa já sofrida pelos problemas de sua família, ou talvez até por saber que esse amor jamais vingaria. Portanto, apesar das declarações de amor dele, ela diz que só está com ele pelo dinheiro. Triste, não?

Mas ele já tem uma noiva e casará em breve. Ela pede que, depois do casamento, eles se encontrem para uma última noite de amor, mas ele não aparece. Ela o espera até tarde, finalmente se permitindo viver o sofrimento por esse amor.

O destino e as convenções sociais não permitem que eles sejam felizes juntos, apesar de todo o amor entre eles. Ai, detesto finais tristes...

Bem, eu não gosto de dramas, mas esse filme é tocante, tem uma história de amor linda e sensual. E Jane March, apesar de ainda novinha na época, dá show de interpretação.

CURIOSIDADES

- Jane March era modelo e foi descoberta para interpretar a amante francesa quando a esposa do diretor Jean-Jacques Annaud folheava uma revista Seventeen. O diretor já havia feito mais de mil testes para o papel.

- Jane March tinha uns 17 anos quando participou das filmagens de O Amante.

- Ela também estrelou o filme A Cor da Noite, com Bruce Willis, um filme em que foi feito um tremendo alarde só porque aparece muito rapidamente e de relance o pintinho do Bruce Willlis. Hahahahah! Poupe-me, Bruce!

- O filme é baseado no livro do mesmo título, da autora Marguerite Duras, e é autobiográfico com alguns toques de ficção.

Já assistiram ou ouviram falar desse filme? Passou no cinema há muito tempo...

Aqui vai um vídeo em que vocês podem apreciar algumas cenas de O Amante:

Blog Widget by LinkWithin