segunda-feira, 17 de maio de 2010

APRENDIZ UNIVERSITÁRIO 2 - EPISÓDIO 9

A TAREFA

As equipes deveriam viajar à cidade de Belterra, no interior do Pará, e fazer um vídeo promocional da Vivo, mostrando a "evolução da comunidade" (by marketeiro da Vivo) que a empresa promoveu com a instalação de internet e telefonia móvel na cidade.

Bem, uma mudança eu sei que promoveu: as pessoas, com certeza, passaram a ficar mais estressadas, porque depender da qualidade de internet da Vivo é a morte!

As EQUIPES:
Gabriela-cara-de-choro e Ramon, os líderes, foram trocados de equipe, para desespero da Gabriela, que entrou numa fria ao sair da UP e ir pra fraca AVANT.

Quem se deu bem mesmo foi o Ramon que, além de ir pra uma equipe melhor, tanto na qualidade de trabalho quanto dos integrantes, se livrou das cobras Alessandra e Pobre Coitada que, com a eliminação do Rodrigo, iam partir pra cima dele.

OS LÍDERES

UP

- LÍDER: Ramon.
- Assistente para Assuntos Aleatórios: Acho que foi o Solano, não? Sei lá, já faz tanto tempo...rs.



AVANT

- LÍDER: Gabriela-cara-de-choro.
- Assistente para Assuntos Aleatórios: Danny.



Mas o MAIOR desafio dos líderes seria comandar a tarefa à distância. Imaginem! Os líderes não viajariam pro Pará. Eles dependeriam exclusivamente da BOA VONTADE da conexão podre da Vivo pra conseguir se comunicar com suas equipes.

Essa, realmente, é a prova mais desafiadora de toda a história do Aprendiz: depender da conexão da Vivo pra executar a tarefa!

A pergunta que faço é: quanto tempo eles perderam tentando se comunicar?
Custa-me crer que as equipes não tiveram a mínima dificuldade pra se conectar e trabalharam perfeitamente bem amparados pela Vivo. Eu queria ver era essa cena do povo p da vida porque a Vivo é péssima. Ah, queria!

A UP vem se superando e evoluindo cada vez mais. Nessa tarefa, eles focaram perfeitamente nos objetivos e excutaram a tarefa da melhor forma possível.
Ora, que maneira seria a melhor pra mostrar que uma pequena comunidade sofreu mudanças e melhorias com a instalação de internet e celular?

Indo aos pontos que mais tiraram proveito da inovação, ou seja: órgãos públicos, escolas, hospitais... E foi exatamente o que a UP fez!

Para não excluir o povo da tarefa, eles fizeram um questionário e distribuíram. Para auxiliar na melhoria da comunidade, disponibilizaram, em parceria com a Estácio, uma biblioteca virtual pra população utilizar pela internet.
Xeque-mate! Bingo! No alvo!

Eles até fizeram um jingle pra Vivo e colocaram no vídeo promocional!

E a AVANT?
Talvez por conta de show de coitadismo que o apresnetador Assistencialista promoveu na semana passada, a equipe seguiu um caminho totalmente ERRADO.

Eles apelaram pra PIEGUICE, pensando que iam vencer enganando os conselheiros com um videozinho emocional ao extremo, mas que NÃO cumpria o briefing. Querem ver?

Vocês vão me dizer que diferença a Vivo pode ter feito na vida dessa senhora? Vocês acham que ela vai ficar batendo papo no celular ou navegando na net o dia inteiro?
Sejamos francos... Cadê o foco da AVANT? O que acrescentou ao promo da Vivo a entrevista com essa senhora?

E aqui? Filmar uma criança TOMANDO BANHO???????? Tá de sacanagem, né? Por que não tiveram a idéia de, pelo menos, filmá-lo falando ao celular? O que tem essa criança tomando banho a acrescentar a um promo da Vivo?

O VENCEDOR
É claro que foi a UP! E, pra mim, não foi MESMO uma opção entre o 'emocional' e o 'racional'.
Foi uma opção entre a tarefa executada corretamente, em que os participantes da UP fizeram um promo da Vivo e a tarefa totalmente equivocada, em que a AVANT fez uma matéria jornalística sobre a cidade de Belterra, ou seja, fugiu completamente do briefing, merecendo a demissão geral.

Adivinhem quem se desfez em lágrimas, mais uma vez achando que tinha abafado e quebrando a cara ao descobrir que não, não abafou?

A RECOMPENSA
A UP foi passear no Rio de Janeiro, por conta da Vivo.

A SALA DE REUNIÕES

Mais um show de defesas pobres pelos aprendizes e decisões equivocadas do Assistencialista.

DAVID BARIONI já começou arrasando! Ele foi perfeito na sua colocação: "Como profissionais, vocês devem entender até que ponto vocês devem deixar se envolver emocionalmente por um projeto. Justamente o fato de vocês terem abraçado com tanta paixão esse projeto, talvez, com isso, vocês tenham deixado de agir mais profissionalmente".

Ele também chamou a atenção da Gabriela por ter perdido as duas tarefas em que liderou. Mas ela não concordou, achou que não tem nada a ver o fato de ter perdido as tarefas com a má liderança. Ainda insistiu que a emoção não prejudicou o trabalho.
Imagina, né, pessoal? Nada a ver... hahahahahaha!

E não é que o Assistencialista corroborou a afirmação da Gabriela e achou que foi muito positiva a emoção? Rá!

Pobre Coitada alegou que a equipe não teve tempo de legendar o filme, mas a Cris Arcangeli foi bem direta: "Me disseram que sexta-feira vocês ficaram com bastante tempo disponível".

A verdade sobre a legenda é que a Alessandra tava mesmo era com preguiça de trabalhar nisso e não deu importância: "Eu queria que tivesse (legenda), mas eu não acho que foi um erro".

Ela disse milhares de vezes que NÃO foi um erro. Traduzindo: achou DISPENSÁVEL, cagou e andou pra legenda, essa é a verdade.

Alessandra: "Entre colocar uma legenda ERRADA e não colocar uma legenda, eu fico com não colocar a legenda".
E eu pergunto: Mas por que diabos a Alessandra afirmava tanto que a legenda sairia errada, hein??? Por que a Alessandra estava com má vontade pra fazer e a má vontade gera trabalhos porcos? É isso?

Pobre Coitada está tão confiante que é a favorita e protegida do chefe, que foi com toda ARROGÂNCIA pra cima do Barioni, como se ele fosse um reles funcionário DELA e o corrigiu, como se ela estivesse certa e ele errado, vejam só:
"Você falou do emocional do vídeo, mas eu, COMO JORNALISTA, vejo que realmente é isso".

Primeiro: ela já é jornalista ou ainda está estudando?
Segundo: mesmo depois da tarefa ter acabado, a anta continuou pensando que o vídeo deveria ser um documentário sobre a cidade de Belterra e não um vídeo promocional da Vivo? Se mata, fia!

Como o Barioni não podia criticar o ridículo vídeo emocional que foi feito no lugar do promo, já que o Assistecialista correria pra salvar sua protegida, ele foi logo ao ponto, mostrando porque a UP venceu.

Barioni matou logo a cobra e mostrou o pau (ops! sem trocadilhos!): "É preferível fazer um filme menos emocional e com legendas do que muito emocional e sem legendas. A outra equipe fez um filme não tão emocional, legendado em protuguês e inglês, deixou um resíduo e ganhou".

E disse mais: "Vocês não são reporteres, vocês não tinham que ir lá retratar a realidade da cidade. Nós estamos procurando líderes, não repórteres." — CLAP! CLAP! CLAP!

Gabriela ainda teve a coragem de dizer que existiam projetos para melhorias da cidade, mas eles não colocaram em prática, ficaram só nos projetos.
Vocês sabem, a Alessandra tinha que descansar, né, pessoal? Faz favor!
Não sei se esse povo é burro ou se faz de sonso, viu?

O próprio Assitencialista, com uma pergunta que fez, demonstrou saber que a maior culpada pelo fracasso da AVANT foi a Alessandra. Vejam:
"Gabriela, teve alguém, durante a realização da tarefa, quando vocês ainda tinham tempo e poderiam ter avançado, e a pessoa disse que não era preciso, que a tarefa, naquele momento, já estava concluída?" — tradução: Alessandra falando que não precisava colocar legenda.

Gabriela: "A Alessandra me ligou e disse que a equipe estava muito CANSADA e que não dava mais pra fazer a legenda".
Alessandra: "Eu disse: bom, agora todo mundo tem que descansar porque só tinha a apresentação, não tinha mais nada pra fazer". E insiste no seu ponto de vista pra lá de equivocado: "Mas eu não acho que isso tenha afetado no resultado final".

Mas TODO MUNDO já cansou de dizer que, SIM, AFETOU NO RESULTADO FINAL!

Olha que lindo! A Alessandra tava cansadinha do trabalho em Belterra e resolveu DESCANSAR da viagem em vez de ir trabalhar na legenda! Não é maravilhoso, pessoal?
E o Dória, mesmo assim, com essa folga da Alessandra, não a mandou ir descansar na casa dela!

Hahahahahaha! Eu imagino o Justus ouvindo esse ABSURDO! Aliás, ele nem ouviria, porque já teria demitido a Alessandra na semana passada e, numa hora dessas, já deveria estar dançando tchá-tchá-tchá com a Cris Arcangeli na cova dela!

Mas a parte mais fofa do episódio vem agora:

Assistencialista: "Pobre Coitada, minha querida participante 'café com leite', você parece inconformada! Titio tá triste de te ver assim... Fica assim, não, que titio não vai te demitir, viu?"

Pra garantir a segurança de sua protegida, o Assistencialista, MAIS UMA VEZ, foi DITADOR e teve a cara de pau de nem perguntar da líder quem ela queria trazer de volta à sala.
Imagina... Essa ditadura já se tornou um hábito pro Assistencialista.

Ele, portanto, dispensou a 'café-com-leite' pra voltar pro hotel sã e salva e apontou Gabriela, Danny e Alessandra pra voltarem à sala.

Na volta à sala, a babaquice de sempre: "E aí, tá nervosa? Muito ou pouco? O que você tá sentindo?"
Aff! Por que ninguém responde que tá se divertindo e com vontade de rir, só pra ver a cara de espanto do Assistencialista, hein?

O que alguém da Record precisa dizer pro Assistencialista é que ele NÃO é dono do programa. Ele está participando como apresentador de um programa que tem, com bem dizia o Justus, formalidades a serem cumpridas.

Se, segundo as regras, é o líder quem deve indicar quem volta à sala, isso tem que ser cumprido. Ainda mais nesse reality, que já tem vários anos e um público cativo, que sabe muito bem como as regras funcionam e gostam do programa justamente por ele ter regras que, até então, eram obedecidas.

Se o próprio apresentador de um programa que prega a ÉTICA, a COMPETÊNCIA e o TRABALHO está avacalhando com o formato, transformando-o em um reles Big Brother, o que restará de credibilidade para O Aprendiz se ele continuar violando as regras?

O Assistencialista demite os participantes na base da simpatia/antipatia. O fator erros/acertos não conta, porque ele protege mesmo, descaradamente, os aprendizes de quem ele gosta e demite os que tem antipatia.

Muita gente, EQUIVOCADAMENTE, acha o Dória bonzinho e muito mais humano que o Justus. Rá! Como tem gente cega e burra, hein?

Pois será que não percebem que o Justus era bem melhor que o Dória? O Justus humilhava, sim, as pessoas, mas NÃO era nada pessoal. Nunca se percebeu se o Justus gostava mais de um participante ou se ele antipatizava com outros. Nunca! Todas as vezes em que ele foi duro com alguém, foi estritamente PROFISSIONAL, por erros cometidos nas tarefas.

O Dória, não. Ele faz questão de demonstrar, com suas atitudes, de quem ele gosta e de quem ele não gosta e humilhar os que ele não gosta, enquanto passa a mão e finge que não vê os erros de quem ele gosta. Ou se vê, ele perdoa e dá um jeito de demitir quem ele não gosta.

Ele é um completo DITADOR, já que passa totalmente por cima da indicação do líder e leva pra sala quem ele quer demitir, quem o incomoda, por antipatia, humilha a pessoa e arranja motivos que não os da tarefa para eliminar o aprendiz.
Foi assim com o Rodrigo, que ele fez a sessão de "quem precisa mais" pra arranjar um motivo pra demiti-lo no lugar da Pobre Coitada, que foi uma péssima, fraquíssima líder.

E foi assim também com o Danny, na humilhante cena de vender uma caneta, que ele fez o Danny bancar um vendedor só pra fazê-lo de palhaço, humilhá-lo, fazer pouco da cara dele antes de demiti-lo.

O que vender uma caneta tinha a ver com a tarefa, digam-me?
Vão dizer que ninguém da equipe tinha cometido erros? Querem pior exemplo do que a Alessandra, que já tinha extrapolado na tarefa anterior e foi poupada?

Alessandra se dando ao luxo de se divertir, fazendo pouco da aflição do Danny ao se ver constrangido, fazendo papel de palhaço pro Assistencialista.

Alessandra teve, agora, mais erros graves, e o Dória, porque simpatiza com ela e antipatizava com o Danny, a poupou e eliminou o cara, mas não sem antes fazer uma sessãozinha de tortura pra tirar sarro com ele.

É esse Dória que algumas pessoas estão chamando de HUMANO e melhor que o Justus????
HAHAHAHAHAHAHAHA! É MUITA falta de percepção!

E foi assim que, mais uma vez, Alessandra e Pobre Coitada foram poupadas e o menos culpado acabou pagando o pato por ter a antipatia do Assistencialista.
Danny foi demitido!

VOLTA, JUSTUS !!!

Blog Widget by LinkWithin