terça-feira, 11 de maio de 2010

APRENDIZ UNIVERSITÁRIO 2 - EPISÓDIO 7

A TAREFA

Cada equipe deveria organizar uma excursão para um grupo de 55 crianças de 7 e 8 anos a um zoológico. Para esse passeio, as equipes deveriam montar um kit para facilitar a compreeensão das crianças sobre biodiversidade, meio ambiente, fauna, flora. Eles também deveriam identificar o animal símbolo do zoo e criar um logo com esse animal.
Para ter certeza que as equipes não enrolariam nessa aula sobre ecologia, as crianças seriam avaliadas por seus professores pra saber se aprenderam direitinho, se as equipes conseguiram passar as mensagens.

Relembrando as EQUIPES:
LÍDERES:

AVANT
- LÍDER => Rodrigo Spohr.
- Assistente para Assuntos Aleatórios => Alessandra.




UP
- LÍDER => Rodrigo Solano.
- Assistente para Assuntos Aleatórios => Gabriela-cara-de-choro.



As equipes foram visitar o zoológico para montar suas estratégias. Na equipe UP, Solano decidiu que eles deveriam dedicar mais tempo ao briefing, finalmente!

Na UP, ao que parece, pela edição pobre, foi Samara quem teve a idéia daquele logo horroroso.

Já na AVANT, a idéia do mico-leão da Nathália foi excelente. Ponto pra ela! O ruim foi a finalização do desenhista, que fez um logo feio.

Gostei muito da liderança do Rodrigo Spohr! Serviu muito bem pra calar a boca da equipe, que sempre armou pra eliminá-lo. E, se não fosse ele, a equipe poderia até ter perdido, por conta da relapsa Alessandra, que deixou de incluir informações sobre o park no livrinho que eles desenvolveram.

E ela ainda achou ruim o Rodrigo ter detectado a displicência e corrido atrás pra consetar o erro. Claro, né, afinal, qualquer coisa era só ela se juntar ao resto da equipe e fazer complozinho pra ele se ferrar. Simples assim.
Mas o Rodrigo foi um líder atento:

Rodrigo: "Se a gente não colocar alguma coisa do zoopark aí dentro, vai ser um material de escola, entendeu?"

Mas a UP foi melhor nesse planejamento do kit e pré-excursão. Eles fizeram um kit melhor que o da AVANT, com capa de chuva, livrinho com CD-ROM (!!!), boné pra proteger as crianças do sol e camisetas.

Além de tudo isso, Gabriela-cara-de-choro chorou (!!!) e conseguiu desconto nos ingressos, além de um programa de clubinho, que estimularia as crianças a voltarem sempre ao park.

A EXCURSÃO DA AVANT

Ê, beleza! Um bando de monstrinhos ávidos por testar a paciência da AVANT!

E deu-se o estouro da boiada!

E foi aí que a AVANT deu show! Apesar de não ter produzido um kit tão perfeito quanto o da UP, a AVANT planejou com perfeição a logística da excusão.

Eles pensaram até em grito de guerra pra acalmar e, ao mesmo tempo, divertir as crianças quando elas começassem a bagunçar muito, chamando a atenção delas de uma maneira positiva.
Excelente idéia!

A AVANT também criou placas de sinalização simples, que as crianças iam deixando ao lado das placas do zoo à medida que avançavam na excursão.

Para controlar melhor as crianças, a AVANT as dividiu em grupos de 10, o que foi uma idéia excelente pra organizar a bagunça.

Aproveitando a separação em grupos, e para facilitar o aprendizado das crianças, eles elaboraram uma gincana, que estimulou e empolgou as crianças, mas que não pudemos ver porque a maravilhosa edição não nos proporcionou tal prazer.

Quer dizer, durante a excursão, a AVANT deu um banho de organização e boas idéias. E iso foi o mais importante na hora de decidir entre duas equipes que se empenharam bastante, graças e seus líderes competentes, que deram conta do recado, executando, finalmente, bem as tarefas.

Mas... e A EXCURSÃO DA UP?
Sintam a energia dos endiabrados, prontos pra começar a gritar e correr pelo park!

Pois é... Mas a UP, infelizmente, não teve a mesma idéia de organização e diversão que a AVANT executou brilhantemente.

A UP andou a excursão inteira com as 55 crianças juntas, o que deu mais trabalho.

"Volta aqui, peste!"

E, pra piorar, ainda tinha a Aimée Isabella, que não conseguiu controlar as crianças.

"O molar do elefantinho cai... Ploft!"

O VENCEDOR
Foi a equipe AVANT, por ter apresentado um logo melhor e feito as placas de sinalização.

E aí, Gabriela-cara-de-choro, decepcionada?

E você, Aimée Isabella? Valeu a pena se cansar tanto, correndo atrás de crianças endiabradas?


A SALA DE REUNIÕES
Aimée Isabella já começou querendo sujar a imagem do líder e jogar a competência dele no lixo, dizendo que ele foi muito passivo e distante e que quem salvou a liderança foi a Gabriela-cara-de-choro.
Nossa, que raiva da cara de pau dessa Aimée Isabela!

Mas o Solano, já conhecendo o veneno da cobra, começou sua defesa maravilhosamente bem, jogando logo a verdade pra ninguém querer se safar da responsabilidade sobre o logo.
Ele disse que todos aprovaram e acharam o logo lindo, inclusive se empolgando e achando que o logo daria a vitória pra equipe.

Não gostei dos 2 logos, sinceramente. O da UP é simplesmente horrível! Concordo que parece desenho pra bebê. E deveriam ter escolhido uma cores vivas em vez de cinza, preto, branco. Que horror!
E, na AVANT, o logo ficaria melhorzinho se a cara do mico-leão fosse marrom.

Vejam só quem começou a reunião ZEN:
Fiz questão de registrar esse momento histórico no Aprendiz 7!

Rodrigo Solano foi mesmo o HERÓI da noite. Além de rebater com perfeição todas as críticas feitas a ele pela Aimée Isabella, ele soube se valorizar como líder.

Tinha mais é que se elogiar MESMO, pois ele fez um trabalho sem erros. Ele não exagerou nos elogios, só disse a verdade.
Ora, se fez tudo certo, tem mais é que vender seu peixe, SIM! Não foi falta de humildade!
Não concordo de jeito nenhum com o Dória, que disse que o Solano deve ser mais humilde.
NADA A VER!

Vejam se o Solano não tinha razão em fazer elogios à sua liderança:

Dr. Pet: "Eu gostei bastante da UP. Eu acho que eles já começaram mandando muito bem. Toda apresentação que eles fizeram pras crianças empolgou o pessoal e eles prestaram muita atenção. Eles contagiaram com bastante emoção a galerinha".

Preciso dizer mais alguma coisa?

CRISTIANA ARCANGELI, sobre a liderança participativa do Solano: CONCORDOU com o depoimento dele, corroborou o auto-elogio, usando praticamente as mesmas palavras do Solano, dizendo que ele fez as coisas de uma forma tranquila — espetou a Aimée! —, conseguiu atingir seu objetivo, e os horários e prazos foram cumpridos sem haver desgaste com o fornecedor.

De repente, a patuléia, que já estava se organizando pra jogar a culpa no líder, meteu o rabinho entre as pernas e passou a elogiá-lo.

DAVID BARIONI complementou, indo direto no fígado da Aimée Isabela: "Rodrigo, quanto à tua liderança, eu acho que 1 dos membros da tua equipe NÃO te ajudou. Eu queria até ouvir tua opinião: Quem dos participantes não te ajudou?"

A cara de desprezo de Aimée Isabella às palavras de Barioni e Dória.

Mas a situação não parecia nem um pouco promissora para Aimée Isabella. Até Samara, amiguinha da dita cuja, a chamou de individualista.

Aimée Isabella tentou se defender da acusação de que ela não conseguia controlar as crianças e, por isso, foi trocada de posição com a Gabriela, que conseguiu controlá-las perfeitamente.

Solano, tranquilamente: "Então, eu tenho duas perguntas pra fazer:
Primeiro: Por que as crianças passaram só por debaixo do seu braço?
Segundo: Você quer dizer que estava com 20 crianças e nós 4 dividíamos 35?
Por que só as tuas 10 crianças corriam, enquanto nós conseguíamos controlar as nossas?"

Solano escolheu Aimée Isabela e sua AAA, Gabriela-cara-de-choro, para voltarem à sala de reuniões.

AS OPINIÕES DOS CONSELHEIROS
CRISTIANA ARCANGELI disse que já vinha sacando o comportamento de Aimée Isabella desde a tarefa do Dolce Gusto. Desmascarou a Aimée, dizendo claramente que ela não tem consistência no que fala e escapa na hora de assumir responsabilidades pelo erros.
Perfeita análise!

DAVID BARIONI fechou com chave de ouro, dizendo que Solano teve SUCESSO na liderança, mas Aimée Isabella fez questão de boicotá-lo.

Pela primeira vez, todos concordaram com uma demissão. Que lindo, hein, Aimée Isabella?
E eu complemento o Barioni: fez questão de boicotá-lo pra depois tentar jogar toda a culpa da derrota nele e dizer que em nenhum momento concordou com as idéias dele.

Só que o tico e teco de Aimée Isabella, que pensam pequeno, achavam que iam encontrar outro tipo igual ao Conrado: que ficasse na defensiva e chorando, demonstrando fraqueza.
Ela quebrou a cara porque não conseguiu concluir uma mentira sequer nessa sala. Toda vez que abria a boca querendo ferrar o Solano, ele, além de saber se defender muito bem, ainda conseguia provar que a falha, na verdade, era da Aimée Isabella.

A pessoa que se acha muito esperta, mas que tem pouca inteligência, acaba sempre achando alguém que a desmascare. E, nesse caso, foi Solano quem desmascarou a sem caráter. Ela estava toda confortável, achando que ia se dar bem mais uma vez e conseguir acabar com a imagem de mais um concorrente, como fez com o pobre e derrotado Conrado. Só que, dessa vez, quebrou a cara feio!

O feitiço virou MESMO contra o feiticeiro e Aimée Isabella caiu na própria armadilha, fazendo, dessa vez, o papel que ela atribuiu ao Conrado semana passada: da incompetente derrotada.

Solano é forte e inteligente demais pra cair na armadilha mal feita de uma espertinha qualquer. Pra enfrentar o cara, não tem que ser 171, tem que ter é CONSITÊNCIA e, como bem disse a Cris Ancangeli, isso a Aimée não tem.

Mas a sequência de mentiras continuou:

Aimée Isabela para Dória: "Muito do que você elogiou, com a ecobag, o clubinho..."
Solano nem a deixou terminar a frase: "Não!"
Aimée Isabella: "A idéia da ecobag foi minha".
Solano: "Não, foi do Caio. O Caio me falou isso: eu aposto que, quando chegar lá, a Aimée vai dizer que foi dela".

E Aimée Isabella continuou tentando enganar o Dória, na maior cara-de-pau: "As informações de dentro do almanaque, a idéia do papel reciclado, muitas das coisas que você elogiou foram coisas que eu pensei".
"Eu não tô pronta pra ser demitida porque eu tenho muito potencial!" — Potencial pra que? Pra enganar os outros? Pra tomar os créditos dos que os outros fazem para si mesma?

E Dória ouviu tudo com uma cara de quem só observa a mentirada e lamenta os argumentos inconsistentes de alguém que está se afogando e tenta, desesperadamente, se salvar.
Ele nem se deu ao trabalho de questionar a afogada e deu a palavra ao Solano, que disparou:

Solano: "Eu não queria ter levantado isso, porque poderiam dizer que é coisa extra-tarefa, mas foi bom ela ter falado, porque é algo que eu já venho reclamando há muito tempo. Tudo que está errado, ela diz que não estava no meio. E nessa sala, ela está fazendo exatamente o que eu sabia que ela ia fazer: dos erros, ela não participou; dos acertou, ela participou.

Eu acho errado você falar: o almanaque, EU que dei a idéia do conteúdo; a ecobag, EU que dei a idéia;. Pô, foi idéia de todo mundo! Se deu problema na gráfica, a culpa é só da Samara? Você também estava lá ajudando a Samara! Você puxa pra si um acerto que foi de todos. Quando dá errado, você não teve nada com aquilo. Quando dá certo, foi você que fez."

XEQUE-MATE! Mas a sem noção não percebeu que já havia sido vencida e continuou pagando mico:

Aimée Isabella: "Eu já admiti meu erro. Eu só tive problema de lidar com as crianças".
Barioni: "Com os adultos, não?" - Hahahahahhaha! Perfeito!
Cristiana: "Você é uma pessoa difícil".

E Aimée Isabella, se achando muito esperta, jogou a última pá de cal sobre si mesma quando resolveu revelar seu individualismo:

"Nós somos muito diferentes. Eu não sou individualista, mas eu gosto de eloborar uma coisa e só depois mostrar pro grupo. Eu acredito MUITO no MEU trabalho. O Solano é uma pessoa que gosta de trabalhar SEMPRE em grupo. Não só trabalhar, mas estar sempre em grupo".

Dória: "Você acha ruim isso?"
Aimée: "Nãããooo... De jeito nenhum! — percebendo que fez merda — São só perfis diferentes".

Cristiana Arcangeli, mal crendo no bando de imbecilidades que ouvia, com uma cara de incrédula, resolveu alfinetar a Smart Girl: "Você se acha uma pessoa transparente?"

Gabriela-cara-de-choro, voltando ao seu estado normal, sentia uma enorme vergonha alheia.

Mas o Solano sorria ao ouvir tanta burrice de uma pessoa que cavava a própria cova.

E Dória continuou:
"Trabalhar em equipe é parte integrante da análise que a Cristiana Arcangeli, David Barioni e eu fazemos. Porque quem quer que seja que vier a ser o vencedor do Aprendiz vai trabalhar numa equipe, não vai trabalhar sozinho".

Pelo individualismo, falta de humildade e, certamente, pelo modo sujo de jogar, uma questão que o Dória não quis levantar, mas o Justus faria, ele demitiu...

Aimée Isabella...

... Que não teve nem competência pra enganar os conselheiros e se sustentar como bruxa da edição até perto da final, como fez a Rebeca do Aprendiz 6!

Blog Widget by LinkWithin