segunda-feira, 26 de abril de 2010

APRENDIZ UNIVERSITÁRIO 2 - EPISÓDIO 3

A TAREFA

As equipes deveriam fazer um merchand da Lukscolor, cada equipe em uma cidade. O merchand consistia em revitalizar — leia-se pintar — um ponto importante da cidade e, após isso, fazer uma ação de merchandising da Luks, promovendo suas tintas.

Antes de iniciar a tarefa, as EQUIPES foram redivididas:

AVANT: Alessandra, Danny, Natália, Nathália, Ramon, Rodirgo Solano, Rogrido, Spohr.

UP: Aimée, Caio, Conrado, Gabriela, Pan, Samara.

LÍDERES

AVANT:
- LÍDER => Ramon. - Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que o Ramon NÃO é MUDO!!!
- Assistente para Assuntos Aleatórios => Natália.


UP
:
- LÍDER => Gabriela.
- Assistente para Assuntos Aleatórios => Caio.



Com a saida do antipático Aílton, Aimée Isabella — sim, esse é o nome da estrela — teve que arranjar outra vítima pra perturbar. Isso não foi difícil para Aimée Elizabeth, digo, Isabella, que resolveu pegar no pé justamente do...

... Conrado! Como ela veio da outra equipe e ainda não teve o prazer de conviver com o Conrado, não sabe que ele não tem paciência com blá blá blá. A sorte dela é que ele estava calmo nesse episódio, sendo totalmente cavalheiro com ela.
Deixa só ele acordar de ovo virado pra ela sentir o drama!

Enquanto isso, na AVANT...

O grupo decidiu restaurar a fachada de um prédio em frente à praça onde eles fariam a ação de mercahndising da Luks. Contrataram alguns pintores e pedreiros para ajudar e meteram a mão na massa, deixando o prédio com aparência de novo. Mas...

Durante o merchand da Luks, deixaram o pintor (que estava fazendo demonstrações de como utilizar melhor a tinta) usar um boné de outra marca. Falta de noção imperdoável.
Não é básico pra esse povo peceber se que, se o pintor está usando boné de outra marca de tinta, isso é um merchand pra outra tinta e um ponto ultra negativo pra Luks? Hello?

Mas o melhor foi o Dória apontando a imundice que eles fizeram no chão da praça — emporcalharam o chão de tinta — e MANDANDO eles limparem tudinho antesm de ir embora. hahahaha!

Só que a UP conseguiu superar a falta de noção, viu?

Essa galerinha esperta (by Narrador da Sessão da Tarde) simplesmente NÃO pintou nada!
Em vez de aproveitarem pra pintar a praça enquanto havia sol, se deram ao luxo de marcar a pintura pra véspera do evento, sabendo que havia risco de chuva.
Resultado? Deixaram de cumprir um parte essencial da tarefa. Caso pra desclassificação e demissão coletiva, vocês não concordam?

Achando pouco, a UP fez a cidade inteira pisar na Luks:
Dória: "O ato de PISAR na marca não é um ato construtivo, de respeito".
Será que ele viu que, na hora em que o Caio teve a idéia, a equipe inteira vibrou, como se fosse a melhor idéia do mundo? hahahaha!

No final, o grande destaque do merchand da UP se resumiu a crianças fazendo desenhos na praça, com somente uma parte delas ganhando brindes, enquanto as outras ficaram somente na vontade...

Pa completar a desgraça, o povo ainda teve que dividir espaço com os pintores que, só então, começaram a pintar a praça.
Dá pra imaginar a confusão de um evento cheio de crianças acontecendo enquanto o local está sendo pintado? Já viram tamanha falta de noção antes no Aprendiz?

O VENCEDOR

Dessa vez, a vitória não foi pra melhor equipe e, sim, pra quem fez menos burradas. E essa equipe foi a AVANT.

Ao que parece, a UP foi tão sem noção que ainda acreditava que, apesar de não ter pintado nada, não ter brindes suficientes e ainda ter feito o público pisar na Luks, tinha tudo pra vencer!
Reparem nas caras de surpresa e desapontamento de seus integrantes. É mole?

Esse povo MORRE DE MEDO da sala de reunião, já repararam? Imagina se fosse com o Justus, hein?

E Gabriela-cara-de-choro, que se achava A líder, teve que cair na real e finalmente extravasar o que, até então, só ameaçava: o choro.

A RECOMPENSA
Para incitar a minha inveja, a AVANT viajou pra Miami.

Como castigo, o líder e sua assistente para assuntos aleatórios não puderam curtir a recompensa. Mas parece que mais uma equipe, além da UP e AVANT, merecia demissão:

Qualé, Dória?

Não vai demitir essa equipe de produção vergonhosa, que confunde
Gabriela-cara-de-choro, da equipe UP, com
Alessandra, da equipe AVANT???


A SALA DE REUNIÕES

Os tristes integrantes da UP, não tendo como defender tanta besteira que fizeram, resolveram partir pro velho e baixo joguinho do COMPLÔ.

Gabriela já estava com o circo montado pra fazer o Caio de palhaço.

Gabriela: "Eu fui uma ótima vice-lider pro Caio, mas ele nao foi pra mim. O tempo todo ele dizia: eu tô me expondo demais".

Ora, se ele foi tão ruim assim, por que então a Gabriela foi dizer pro Caio que se sente segura ao lado dele? Ors, se ele a boicotou, como ela se sente segura ao lado dele?
Como disse o Dória: "Imagina se não gostasse..."

CRISTIANA ARCANGELI foi na jugular da chorona: "Aqui você me parece muito segura. Eu vi, em alguns momentos, que você perdeu BASTANTE o controle durante a operação; o controle emocional".

Quanto a essa declaração de "se expor demais", o que vocês me dizem dessa declaração da Gabriela, logo njo início do episódio:

Gabriela: "Eu estou realmente assumindo riscos quando assumi essa liderança".
O que ela quis dizer aqui, hein? O risco a que ela se refere não é justamente a exposição excessiva que um líder tem?

Pelo que pude ver até agora, Caio é um competidor que se destaca. E, justamente por isso, já tem a minha torcida. Bem, pelo menos, por enquanto. Vamos ver como ele se desenvolve na competição.

Mas voltando ao que interessa...
A forma como Caio fala e sabe se expor é bem superior ao demais. O que o Dória chama de arrogância, eu chamo de segurança. Não vejo o Caio como arrogante, vejo nele uma figura que se destaca no meio de tanta gente boba, que não sabe argumentar direito e morre de medinho da sala de reunião.
Além do mais, Caio sempre teve um papel de destaque: uma vez líder e duas vezes assistente. E isso assusta e provoca inveja nos demais competidores, que decidem fazer o que?

O COMPLÔ
Vejam, observem, marquem bem as caras dessas pessoas que indicaram Caio pra ser eliminado, com argumentos tão infantis e inconsistentes que não conseguiram enganar Dória e seus conselheiros. Guardaram as caras dos meliantes? Então, passemos à próxima imagem:

Vejam a prova do crime: os quatro que acusaram e tentaram puxar o tapete do Caio de tititi, já preparando os argumentos contra ele, antes da reunião, num estilo vovó Naiá: "Não quero falar mal, mas..."
Coincidence? I don't think so!

Assistindo à sala de reuniões, me aconteceu algo que eu nunca tinha sentido antes no Aprendiz: eu não vi consistência no que era dito. Os argumentos não me faziam sentido. E faltou... Faltou questionar as funções da Aimée Isabella e Samara. Será que elas foram tão perfeitas que nada do que elas fizeram na tarefa inteira precisou ser questionado?

Olha, nem vou discutir os argumentos, blá blá blá e disse-me-disse expostos na sala de reunião, porque foi toda uma armação pra eliminar o Caio.
O que eu questiono é:

Se o Pan foi omisso, como a líder e suas lideretes — leia-se: Aimée Isabella e Samara — disseram, como foram, então, os desempenhos de Aimée Isabela e Samara? Porque, pelo que vi, a ocupação delas se resumiu a trabalhar como recepcionistas.

Pan, pelo que entendi, nao foi procurar os brindes porque estava ocupado. Mas, como as duas eram puxa-sacos da líder e estavam junto com ela no complô pra derrubar o Caio, não foram nem citadas na reunião.
E mais: como suas tarefas foram irrelevantes, Dória e os conselheiros esqueceram de citá-las. Erro imperdoável, por sinal.

Caio levou as pedradas porque foi quem mais trabalhou. Pan levou pedradas porque também estava carregado de serviço. Pelo pouco que foi mostrado da tarefa, foi isso que percebi.
As duas recepcionistas ficaram de samambaias na praça, dando sorrisos e falando sobre a Luks, enquanto os outros faziam os "serviços pesados".

Você lembram no episódio passado, quando eu elogiei a Natália, que parecia uma miss sem cabeça, boba e sem argumentos, e ela me surpreeendeu positivamente ao saber se defender e ainda expor claramente as falhas da líder, conseguindo que a Marília fosse demitida no seu lugar? Pois foi examente o que Pan deveria ter feito e NÃO soube!

Por pura falta de argumentação, de não saber se defender e colocar cada um no seu lugar, como fez a Natália, Dória demitiu...

Pan.

Pan foi, simplesmente, o BODE EXPIATÓRIO nesse episódio em que todos erraram e os espertos se safaram, fazendo complô.

Quanto à Gabriela, estou de olho na sonsa. Armou pra dar a rasteira no Caio. Quem arma pro colega pode tranquilamente armar pro chefe. Já vi isso acontecer muito.
Será que Dória vai ter "coragem" de mantê-la na competição e arriscar contratar uma pessoa perigosa assim, que pode querer passar a rasteira nele mais tarde, prejudicando, pelo caminho, os Pan's e Caio's da vida?

Blog Widget by LinkWithin