segunda-feira, 27 de novembro de 2006

PERDAS

PERDAS

Ontem as cinzas do Buba foram espalhadas na praia, numa cerimônia com cobertura "exclusiva" da Sônia Abrão (como ela fez questão de repetir mil vezes) e aquele repórter irritante q ela tem. É... "repórter"... bem, deixa pra lá...

Ai que hoje estou para criticar! Acabei de chegar do enterro de um grande professor meu, grande representante da nossa universidade a nível federal e, apesar disso, cara simples, maravilhoso, que passava pelos corredores da faculdade, parava nos grupinhos, sempre alegre, brincalhão, fazendo todo mundo sorrir, levando alegria. Ele foi uma grande perda. Parece que foi ontem... eu só usava bermudinha, a vida era uma eterna festa só de alegrias sem grandes responsabilidades e preocupações. Então, depois de ver tanta gente triste, não vou segurar minha vontade de criticar o que me incomodou na cerimônia do Buba que vi hoje.

Não sei se estou sendo injusta, mas me incomodou a mulher do Buba. Parecia que estava conduzindo um evento, e não a despedida do marido. Entendem o que eu quero dizer? Alguém assistiu também?
Primeiro ela deu entrevista ao "repórter" falando na boa, sem um pingo de emoção. Achei tão esquisito... aí o tal "repórter" foi tentar entrevistar os pais e irmãs do Buba. Dava para ver a tristeza, como eles estavam sentidos pela morte do irmão/filho, e tinham a voz embargada; os pais, inclusive, pediram para não falar nada porque não tinham condições.
Enquanto o "repórter" tentava entrevistar a família, a viúva passava de um lado para o outro, organizando o evento.

Finalmente chegou a hora de jogar as cinzas no mar. A viúva, então, pegou a urna com as cinzas para passar por todas as pessoas que estavam lá, para que elas pudessem se despedir do Buba. Só que antes de pegar a urna, me deu a impressão que ela procurou com olhar (sabe como é?) o câmera para ver se ele estava filmando e só então ela pegou a urna. Para mim, pareceu que ela estava mais preocupada se estava sendo filmada do que com a despedida. Como já disse, posso estar "vendo coisas", imaginando coisas, afinal cada pessoa tem um tipo de reação. Mas quando eu olhava para as irmãs e pais do Buba, eu via o sofrimento no rosto deles. Hoje no enterro que fui, via o sofrimento no rosto das pessoas. Mas não consegui ver o mesmo sofrimento na viúva do nosso BBB. Talvez eu não tenha visto direito, quem sabe?

Outra coisa que me incomodou foi essa história de divulgar que vai engravidar, que o Buba deixou sêmem. Olha, sei lá, quer engravidar, tudo bem, acho corajoso. Mas eu acredito que quando se faz algo por amor, depois de uma tragédia dessas, as coisas têm que ser discretas, sem divulgação. Pra que divulgar uma coisa dessas? O Buba era algum astro de Hollywood para que todo o público tenha que tomar conhecimento se ele ainda vai ter filho ou não? Não era nem dos BBBs mais queridos.
Ele só ficou na mídia por conta daquela prisão, a verdade é essa...
Tanto é que a Sônia Abrão foi a única que se interessou em mostrar a cerimônia de despedida dele. A exclusividade tão proclamada por ela foi simplesmente porque outros não se interessaram, sejamos honestos.
Então... para mim, essa história de divulgar sêmem, ficar dando entrevistas, convidar para filmar as cinzas sendo jogadas, etc parece mais autopromoção do que qualquer outra coisa. Já disse, posso estar errada, por isso gostaria que vocês que estão lendo deixassem suas opiniões e dissessem se estou mesmo errada ao pensar assim.
Bem, o que eu desejo é que o Buba finalmente tenha paz onde ele está agora!

E para o meu querido professor Sebastião Marinho, um grande beijo e muitas saudades! Você será sempre uma lembrança muito boa e especial para nós.

Blog Widget by LinkWithin