quinta-feira, 15 de maio de 2008

O APRENDIZ 5: EPISÓDIO 4

Conforme prometido pelo Justus no episódio anterior, a Masters teve o direito de escolher um integrante da Foccos para a sua equipe. Eles escolheram o Danilo.

LÍDERES:

- MASTERS – Henrique.
- FOCCOS – Daniel Stephens.

A TAREFA

Cada equipe recebeu um container com 500 cocos, 500 furadores de coco e 500 caixas, que eles deveriam transformar em kit e vender. Obviamente, a equipe que faturasse mais com a venda seria a vencedora.

Justus deixou bem claro que, uma vez definida as áreas em que as equipes atuariam, eles não poderiam passar pelas áreas da equipe adversária, para não “espionarem” a outra equipe.

Na Foccos, enquanto uma parte da equipe ficou montando os kits, Daniel S, Daniel N e Clodoaldo decidiram correr atrás de bons pontos de venda pros cocos. Eles decidiram vender o kit a 5 reais.

A Masters teve a idéia de vender no atacado e decidiu vender os kits a 3 reais cada.
Eu sempre sou a favor dessa idéia de venda no atacado, já que eles têm pouco tempo pra realizar a tarefa. Por que essa não é uma idéia obvia para todas as equipes?

A Foccos, ao contrário, decidiu vender no varejo. Maura teve a idéia de divulgar que o furador também servia para furar maçãs e outras frutas, com o objetivo de tirar as sementes.
A equipe escolheu as mulheres para ficar na venda, mas elas também não tiveram sucesso e o resto da equipe resolveu se deslocar até o local para tentar ajudá-las.

No meio da tarefa, Justus ligou para as duas equipes e marcou uma reunião.
Antes de ir pra reunião, a Masters conseguiu vender todos os cocos somente nessa estratégia do atacado.

Na reunião, Justus anunciou a quebra do dossiê pela Foccos por acessar uma área não permitida, causando a quebra de privacidade da Masters. A Foccos foi desclassificada da tarefa, dando automaticamente a vitória à Masters.


A SALA DE REUNIÕES

Justus perguntou à Foccos se eles passaram pela rua errada por má fé e a equipe negou.
Justus mandou soltar a cena e todos viram Clodoaldo na van dizendo pros colegas prestarem atenção ao container da outra equipe pra ver quantos cocos eles já haviam vendido. Clodoaldo ficou em maus lençóis... E ficou claro que eles passaram pela área duas vezes.
Clodoaldo se defendeu dizendo que “deu bobeira” nele. Nesse momento, eu já dei como certa a demissão dele.

Walter Longo, então, mudou o foco da discussão e foi, por acaso, responsável pela “salvação” de Clodoaldo. Ele chamou atenção para o fato de que a Foccos teria perdido a tarefa de qualquer forma, mesmo que não tivessem sido negligentes no dossiê, já que eles só conseguiram vender 40 cocos, enquanto a Masters vendeu os 500. E o motivo foi provavelmente porque eles não fizeram marketing nenhum pras vendas.
A equipe disse que tentou contato com uma gráfica, mas o tempo para vendas era pouco, então eles acabaram desistindo.

Daniel N foi criticado por toda a equipe nos relatórios para a os consultores. Ele também ficou calado, ausente na reunião. Justus já havia implicado com a inércia dele no episódio anterior e hoje resolveu perguntar qual foi a contribuição dele na prova. Foi então que a equipe inteira aproveitou a deixa e se virou contra ele. Todos tiveram algum ponto para reclamar do Daniel N, que não teve muito como se defender.

Daniel S escolheu Daniel N e Sandra para retornarem à sala de reuniões.
Mas logo a Sandra? Cadê o Clodoaldo, responsável pela desclassificação da equipe, nessa escolha do líder? Vejam bem, eu não tenho nada contra o Clodoaldo, mas que ele merecia voltar à sala muito mais que a Sandra, ah, disso não tenho dúvidas.

Henrique, como consultor, teve uma participação ativa na reunião, com questionamentos e opiniões. Mas de forma nenhuma concordei com a escolha dele pela demissão da Sandra. Walter Longo escolheu Daniel N para ser demitido por achar que ele é fraco e não tem condições de ir longe nessa competição.

Na volta à sala, Justus não os deixou nem sentar, disse que seu nível de tolerância hoje estava baixo e, sem meias palavras ou mais discussões, demitiu...

Daniel Nicolini.

Juro que na hora que o Justus declarou que estava com o nível de tolerância baixo, eu pensei que ele ia demitir 2 de uma vez só. Fiquei assustada, com medo da Sandra dançar nessa.

Achei a decisão da demissão do Daniel N super certa. Eu gosto muito da Sandra e do Daniel S. Não concordo com Henrique quando ele diz que a Sandra é fraca.


AS EQUIPES:

FOCCOS
Adriana, Clodoaldo, Daniel N, Daniel S, Maura e Sandra.

MASTERS
Andreia, Danilo,Fernanda, Henrique, Hugo, Patrícia, Ricardo e Rodrigo.

O APRENDIZ 5
Canal: Record.
Dias: Terças e Quintas.
Horário: 23 horas.

Blog Widget by LinkWithin